Ameaça para os gatos


Imprimir
Viver apenas para conjugar os verbos "comer / beber / dormir" parece que combina muito com nossos gatinhos. Certo? Não é bem assim. Para muitos felinos, esse trio pode ser o início de uma grande dor de cabeça, ou melhor, de bexiga. A vida sedentária pode ser um dos primeiros passos para o animal adquirir a doença do trato urinário, que, em média, atinge 1 % dos gatos domésticos e pode levar à morte.

Não existe uma única causa que gere a doença, mas alguns fatores podem levar o animal a desenvolver o problema, como a já citada vida sedentária; idade (principalmente entre 2 e 6 anos de idade); infecções e dieta com alto teor de magnésio. A domesticação também influenciou muito no aparecimento da doença, pois o gato fica à mercê do proprietário para trocar a sua vasilha sanitária ou para lhe ofertar água, de acordo com sua preferência.

A doença pode comprometer o trato urinário superior (rins) ou inferior (ureteres, bexiga e uretra). No primeiro caso, os gatos bebem muita água, urinam muito, ficam sem apetite, desidratam e começam a emagrecer. São os sinais de que os rins estão doentes e não retêm a água do corpo. Gatos de meia idade ou idosos (entre 9 e 15 anos) são as principais vítimas. Já as doenças do trato urinário inferior atingem gatos de todas as idades, mas principalmente aqueles entre 2 e 5 anos de idade. Em geral, os animais doentes urinam muitas vezes ao dia, em pequenas quantidades e com sangue, sentem dor ou dificuldade nesse ato, permanecem muito tempo em posição de micção e podem até ficar impossibilitados de urinar. Em alguns casos, observa-se o aumento do abdome, em função da repleção (enchimento) da bexiga.

Prevenção
Ficar atento quando o bichano chegar aos 2 anos é o primeiro passo para identificar a doença. Em relação à dieta, as rações devem apresentar baixos teores de magnésio e acidificantes. As rações úmidas promovem o aumento do volume urinário e diminuem a concentração de solutos na urina.

Água limpa e fresca também é essencial. Troque a vasilha várias vezes ao dia, a fim de estimular o bichano a beber mais água. O ideal é que tenha vasilhas em vários pontos da casa.

Para combater o sedentarismo uma boa opção é estimular o bichano com brinquedos interativos.
retirado de http://www.portalsorocabano.com.br/s-bic/65-c-dicpet/655-ameaca-para-os-gatos.html

0 comentários:

Postar um comentário

 

Adote Gatinhos ♣ ♣ ♣ Mamanunes Templates ♣ ♣ ♣ Inspiração: Templates Ipietoon
Ilustração: Gatinhos - tubes by Jazzel (Site desativado)