Pra Adotar é preciso antes pensar ...




Importante

gato olhos meninaGatos sem acesso a rua vivem, em média, entre 15 e 20 anos. Sua situação de vida é estável o suficiente para acomodar um animal de estimação por este período de tempo? Abrigos para animais estão lotados de animais que foram abandonados porque os seus proprietários tiverem que se mudar e não podiam levar seus animais consigo. É difícil achar bons lares para gatos adultos.


Condições básicas

Gatos precisam de areia sanitária, alimentação de qualidade e cuidados veterinários, vacinas, vermífugos e anti-pulgas. Isso implica gastos. Também precisam de atenção e cuidados com a higiene. Se você não tem como manter um animal agora, não adote. Existem muitas outras formas de ajudar.

Quanto eu posso gastar

Estima-se que o custo mínimo para se manter um gato é de aproximadamente 700 reais por ano, cerca de 59 reais por mês, eventuais custos extras podem aparecer e é necessário estar preparado para eles, complicações de saúde e acidentes poderão acarretar despesas extras, a instalação de telas de proteção, grades de malha fechada e demais adequações do futuro lar também deverão ser incluídas nas estimativas de custo.

Tempo

Limpar-se em excesso (gerando a queda de pêlos), comer em excesso, arranhar destrutivamente, sujar a casa e ter depressão são sintomas comuns em gatos que sofrem de ansiedade causada pela ausência do proprietário, gatos criam laços emocionais com seus donos e precisam de atenção e carinho para que possam se desenvolver plenamente.

Um relacionamento longo e mutuamente gratificante, dependerá diretamente da sua atenção e carinho. Caso não disponha de tempo o relacionamento se tornará um sofrimento para a família e para o felino.

Filhote ou adulto?

A adoção de um adulto pode ser muito gratificante e oferecer vantagens, é possível conhecer o temperamento de um gato adulto, saber se ele é agitado, quieto, se gosta de colo e se será uma boa companhia para crianças.
Filhotes são adoráveis, cômicos, praticamente irresistíveis porém sua principal característica é a curiosidade e cortinas, calçados, sofás e até fios elétricos são fonte de entretenimento. A idade engraçadinha dos filhotes é curta, aos seis meses, o bichaninho parece e age em muitos aspectos como um adulto. Então se você é muito apegado as coisas da casa vale a pena pensar em adotar um gato adulto, caso esteja preparado para intempéries da infância vá em frente e adote um filhote.

gato deitadoCrianças e idosos

Filhotes estão sujeitos a serem pisados muito facilmente, se na sua casa habitam crianças é mais indicado adotar um gato maduro, com seus ossos mais calcificados. Seus ataques de brincadeira podem machucar alguém de mais idade, a pele dos idosos é sensível e também cicatriza mais vagarosamente, os gatos aprendem a retrair suas garras e inibir seu instinto de morder quando ficam mais velhos, então também neste caso é mais adequado adotar um gato maduro.

Macho ou fêmea?

De forma geral pode-se dizer que os gatos machos permanecem mais ativos e brincalhões ao longo da vida e as fêmeas tendem a ser um pouco mais carinhosas.
Castrados sempre

Fêmeas :
Uma gata que procrie livremente pode em apenas 2 anos deixar 200 (duzentos) descendentes.
Se a fêmea não for castrada, ela provavelmente entrará no cio todos os meses, apresentando um comportamento bastante alterado quando acariciada fica com as costas rígidas e expõe o órgão genital. Estará mais propensa a problemas de saúde relacionados ao sistema reprodutor do que as castradas.
A gata castrada fica menos nervosa e barulhenta, mais relaxada, brincalhona e afetiva.
A fêmea não castrada faz marcação com urina pela casa, deixando um cheiro horrível. Tenta fugir, mia alto e incomoda os vizinhos.

Machos :
Se o macho não for castrado, quase sempre ocorre marcação de território com urina, cerca de noventa por cento dos gatos pára de marcar território, quando castrados. Nos machos são comum as fugas para procurar fêmeas no cio, onde ele comumente é atropelado, pega doenças ou na melhor das hipóteses fica todo machucado brigando com outros machos.

Escolhendo um gato para o seu gato

Cuidado, se você já tem um gato em casa, sua casa poderá virar uma verdadeira zona de guerra.

— Se você tem fêmea adulta que foi a única gata da casa por um tempo, o melhor é adotar uma fêmea mais nova. Os machos adultos podem querer subjugar e assustar as fêmeas. Filhotes machos poderão ser mais facilmente dominados pelas fêmeas, mas na adolescência ficam bagunceiros que se envolvem em brincadeiras que não são divertidas para a fêmea.

— Se seu gato é um macho novo e ativo, a melhor opção é um coleguinha macho que compartilharia de seu entusiasmo por brincadeiras vigorosas.

— Se você possui um macho castrado e de mais idade pode ser interessante "adotar" um filhote (macho ou fêmea). Eles normalmente são melhores substitutos de mãe do que fêmeas castradas. Fêmeas, em geral, não aceitam tão bem novos moradores.

— Os machos tendem a se dar bem entre si, a não ser que tenham personalidades dominantes.
Se seu gato se esfrega muito nos objetos (para marcar território), gosta de ficar em lugares altos (para supervisionar) e em passagens (para controlar a entrada de certos cômodos) e não demonstra medo ele tem características de macho dominante.


gato sofaPara qualquer que seja a combinação

A apresentação deverá ser feita devagar e de maneira sistemática para que o gato residente aceite gradativamente  o novo morador ambos dividam a casa amigavelmente.

retirado de http://www.plugpet.com.br/?c=5&s=Materias&i=32


0 comentários:

Postar um comentário

 

Adote Gatinhos ♣ ♣ ♣ Mamanunes Templates ♣ ♣ ♣ Inspiração: Templates Ipietoon
Ilustração: Gatinhos - tubes by Jazzel (Site desativado)